Caulim Calcinado

O Caulim Calcinado é um mineral sintéticamente modificado, fabricado a partir da calcinação do caulim natural (silicato de aluminio); Após o processo de calcinação, sua forma cristalina é modificada devido a perda de água cristalina da molécula, deixando o material mais branco e abrasivo. Material de constituição inorgânica, quimicamente inerte e beneficiado em baixa granulometria.

Descrição

Pó branco de alta alvura, fino, leve , inodoro e insolúvel.

Materiais ou substâncias incompatíveis

Nenhuma.

Aplicações em tintas

O caulim calcinado é um produto de alta alvura e poder de cobertura, confere um acabamento superficial mais uniforme por ser um produto micronizado. Sua capacidade de adsorção promove melhor aderência entre as partículas e o polímero melhorando a resistência á lavabilidade (ou teste de abrasão). A alta alvura e poder de cobertura do caulim calcinado o promove a ser utilizado como extender de dióxido de titânio nas diversas formulações de tintas, principalmente em tintas esmalte, base água e flexograficas.

Aplicação em plásticos

Na produção de compostos é utilizado como carga, melhorando o desempenho quanto as propriedades diéletricas, principalmente nos plásticos destinados a produção de fios, cabos e materiais elétricos. Na produção de masterbatchs é muito utilizado como extender de dióxido de titânio.

Aplicação em borrachas

Utilizado como carga na fabricação da borracha de alta qualidade melhorando a resistência mecânica à pressão, coesão e aumentando a resistência ao atrito.

Aplicação em abrasivos

Material utilizado como abrasivo em produtos de polimento fino, chegando a substituir a alumina calcinada na produção de pastas e ceras abrasivas automotivas.

Aplicações gerais

É utilizado na fabricação de cerâmicas, na fabricação de sabões, cimento portland branco, carga de gesso para paredes, etc.

Estas informações correspondem ao conhecimento adquirido ao longo do tempo pela Minérios Ouro Branco na fabricação e comercialização deste produto, vindo a instruir sobre os nossos produtos e suas possíveis aplicações, essas informações não caracterizam propriedades especificas dos produtos. Data: 06/2008