CaCO3

O carbonato de cálcio natural, também conhecido como calcita é um mineral de constituição inorgânica, quimicamente inerte, extraído de jazidas e beneficiado em diversas faixas granulométricas de acordo com a aplicação desejada. Carga muito utilizada pelo baixo valor de mercado, isto devido à alta demanda e oferta. Formula geral: CaCO3.

Descrição

Pó branco, fino, inodoro, insolúvel e de baixa absorção á óleo.

Materiais ou substâncias incompatíveis

Ácidos e sais de amônio, sofre oxidação por ultra-violeta e reação com a infiltração de chuva ácida transformando-se em sulfato de cálcio.

Aplicações em tintas

Carga muito utilizada em todos os sistemas de tintas, com exceção dos sistemas bicomponentes que utilizam ácidos para polimerização e cura, ajuda a melhorar a resistência a abrasão do filme, porém diminui a flexibilidade do mesmo, carga de baixo poder de cobertura, base para a fabricação de massa corrida, tintas de demarcação, tintas imobiliárias, etc.

Aplicação em plásticos

Muito utilizado nas resinas termoplásticas como carga reforçante, melhorando as propriedades mecânicas aumentando a resistência e a dureza, na fabricação de masterbatchs age como dispersante dos pigmentos de alto poder tintorial, principalmente os orgânicos, facilitando a pigmentação das resinas virgens.

Aplicações gerais

É utilizado na fabricação de tintas, materiais de fricção, vidros, plásticos, borrachas, fiberglass, colas, adesivos, cal, como veículo de produtos, na neutralização de ácidos, correção de solos, e como matéria-prima para a fabricação do carbonato de cálcio precipitado.

Estas informações correspondem ao conhecimento adquirido ao longo do tempo pela Minérios Ouro Branco na fabricação e comercialização deste produto, vindo a instruir sobre os nossos produtos e suas possíveis aplicações, essas informações não caracterizam propriedades especificas dos produtos. Data: 12/2004