Silicato de Magnésio

O Silicato de Magnésio é conhecido como talco, mineral de constituição inorgânica, quimicamente inerte, extraído de jazidas e beneficiado em diversas faixas granulométricas de acordo com a aplicação desejada. Apresenta-se na forma cristalina lamelar conferindo ao mineral suavidade ao toque. Formula geral: 3 MgO 4 SiO2 H2O

Descrição

Pó branco até levemente creme ou acinzentado, fino, inodoro, insolúvel.

Materiais ou substâncias incompatíveis

Metais alcalinos.

Aplicações em tintas

Carga muito utilizada em todos os sistemas de tintas, sua característica lamelar confere um acabamento superficial mais uniforme, boa cobertura e baixo coeficiente de atrito melhorando a resistência á lavabilidade (ou teste de abrasão), confere flexibilidade além de agir como um agente hidrófobo, sua morfologia atribui ao talco uma resistência maior a sedimentação garantindo uma melhor estabilidade ao sistema, etc.

Aplicação em plásticos

Muito utilizado nas resinas termoplásticas como carga reforçante, melhorando as propriedades mecânicas aumentando a resistência e a dureza, na fabricação de masterbatchs age como dispersante dos pigmentos de alto poder tintorial, principalmente os orgânicos, facilitando a pigmentação das resinas virgens.

Aplicações em Alimentos

O Silicato de alumínio é utilizado como coadjuvante tecnológico na fabricação de alimentos, não entre como aditivo na formulação e sim como um agente auxiliar externo para melhorar o brilho e proteção, uma vez que funciona como um hidrófobo repele a água aumentando o tempo de vida do produto, atua também como lubrificante, ou mesmo como antiaderente impedindo que o produto venha a grudar na hora de ser retirado da formar.

Aplicações gerais

É utilizado na fabricação de pós para toucador e medicinais, veículos para líquidos ativos (inseticidas e outros), moldes refratários, materiais de fricção, como lubrificante na curvação de vidros, plásticos, borrachas (como carga e lubrificante/antiaderente), fiberglass, colas, adesivos, na fabricação de sabões, isolantes elétricos, etc.

Estas informações correspondem ao conhecimento adquirido ao longo do tempo pela Minérios Ouro Branco na fabricação e comercialização deste produto, vindo a instruir sobre os nossos produtos e suas possíveis aplicações, essas informações não caracterizam propriedades especificas dos produtos. Data: 12/2004