Silicato de Aluminio

A família do Silicato de Alumínio é extensa e pode compreender vários produtos, assim apresentamos aqui um boletim técnico geral dos silicatos de alumínio e suas utilizações; Produto mineral de constituição inorgânica, quimicamente inerte, extraído de jazidas e beneficiado em diversas faixas granulométricas de acordo com a aplicação desejada. Apresenta-se na forma cristalina lamelar de superfície irregular conferindo grande poder de adsorção. Pode ser tratado por alvejamento químico ou por calcinação deixando o produto mais branco. Formula Geral: Al2Si2O5(OH)4.

Descrição

Pó branco até levemente creme, fino, inodoro, insolúvel.

Materiais ou substâncias incompatíveis

Nenhuma.

Aplicações em tintas

Carga muito utilizada em todos os sistemas de tintas, sua característica lamelar confere um acabamento superficial mais uniforme e boa cobertura, sua capacidade de adsorção promove melhor aderência entre as partículas e o polímero melhorando a resistência á lavabilidade (ou teste de abrasão), confere flexibilidade, sua morfologia atribui ao caulim uma resistência maior a sedimentação garantindo uma melhor estabilidade ao sistema, para tintas esmalte, flexograficas, etc.

Aplicação em borrachas

Utilizado como carga na fabricação da borracha de alta qualidade melhorando a resistência mecânica à pressão, coesão e aumentando a resistência ao atrito.

Aplicações gerais

É utilizado na fabricação de cerâmicas, colas, adesivos, como veículos para líquidos ativos (inseticidas e outros), abrasivo leve, na fabricação de sabões, cimento portland branco, carga de gesso para paredes, em medicina é utilizado como adsorvente de toxinas do aparelho digestivo, etc.

Estas informações correspondem ao conhecimento adquirido ao longo do tempo pela Minérios Ouro Branco na fabricação e comercialização deste produto, vindo a instruir sobre os nossos produtos e suas possíveis aplicações, essas informações não caracterizam propriedades especificas dos produtos. Data: 12/2004